- De volta Ao Inicio »
- Como manter a dieta nos fins de semanas
Postado Por : Unknown
10 de ago. de 2013
Muitas vezes ficamos de dieta a semana inteira, e extrapolamos no final dela. E na segunda-feira, depois dos excessos, bate aquele peso na consciência. Se seguir uma dieta durante a semana já é complicado, imagine então resistir às tentações durante o final de semana? Entre muitas saídas e encontros com os amigos, nos deparamos com uma oferta imensa de doces, salgadinhos e bebidas.
Estudos feitos pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostram que basta a ingestão de algumas calorias a mais no fim de semana para o corpo voltar a ganhar alguns quilinhos. Ou seja, se você exagera na bebida no sábado e come aquele pedaço de torta no domingo, o risco de ver o ponteiro da balança estacionar é bem grande.
Muitas vezes costumamos relaxar no fim de semana porque achamos três dias pouco para estragar a dieta. Mas na verdade o pior pensamento é aquele clássico “segunda-feira eu começo a dieta”. Melhor comer com moderação sempre e se permitir pequenos deslizes de vez em quando do que comer tudo sem limites de sexta-feira a domingo;
O grande problema é que, as comidas do fim de semana, principalmente as de quem se estressou muito durante a semana, costumam ser hipercalóricas. A combinação de pizza, fast food e doces com uma rotina mais calma – já que poucas pessoas malham no sábado e domingo – dificulta a eliminação dos excessos;
O importante é saber que é sempre possível comer o que se gosta de forma saudável e com moderação e assim unir prazer com saúde.
Algumas regrinhas simples podem ajudar você manter a linha sem radicalizar também no fim de semana.
- No café da manhã: Primeiramente é fundamental que se realize essa refeição todos os dias. Muitos a deixam de lado no fim de semana, isso é um erro. Ter um café da manhã equilibrado vai te ajudar a se controlar melhor diante das “tentações” que podem surgir no decorrer do dia. Nem que ele seja realizado um pouco mais tarde, mas não deixe de fazê-lo.
-Ao preparar o almoço: Final de semana pede um almoço especial e um almoço especial pede pratos saborosos e dificilmente lights, não é verdade? Porém, você deve manter o foco! O primeiro passo é não abrir mão da salada antes da refeição principal. Depois, é só balancear. Escolha apenas um prato calórico, ou seja: se a carne for gordurosa, o acompanhamento deverá ser extremamente saudável e vice-versa.
- Entre as refeições: Em casa, nada melhor do que assistir televisão e comer alguns petiscos, não é? Mas, é fundamental que você controle este impulso. Um truque eficaz é fazer uma salada de fruta com gelatina logo cedo e não comprar nenhuma guloseima. Deu vontade de comer algum doce? Corra para a geladeira.
- Na hora da balada: Se tem uma coisa que brasileiro gosta e sabe fazer muito bem é se divertir. Porém, grande parte desta diversão inclui bebidas alcoólicas. E nada pior para a dieta do que elas! O segredo é você enganar o seu paladar. Comece a noite bebendo água e, quando não aguentar mais, escolha um drinque sem leite condensado ou um copo de cerveja. Achou pouco? Pense que cada copo de bebida alcoólica vai te custar longas horas na academia!
-No happy hour: Invista em sucos de frutas, petiscos de queijo branco, sanduíches de ricota e canapé de vegetais.
-Truque fundamental: A cada deslize, aumente o consumo de fibras. Ingira frutas, como mamão, morango e laranja, inclua cereais no café da manhã do dia seguinte e aumente consideravelmente o consumo de água. A eliminação das calorias indesejadas será mais rápida, pode acreditar!