- De volta Ao Inicio »
- Treino para pernas - Pernas gigantes
Postado Por : Unknown
10 de ago. de 2013
Um guia com benefícios e treinos para que você dê mais atenção às suas pernas e as inclua em suas sessões semanais de musculação:
s pernas são os membros responsáveis por sustentar e estabilizar todo o corpo. Os músculos presentes lá são os maiores grupamentos dentre todos. Tanto o esforço de sustentação do peso como o da locomoção exigem uma demanda de energia enorme. E esse custo é maior quando você pula o treino de pernas na academia. “Não exercitá-las resulta em um desequilíbrio que pode levar a dores nas costas, especialmente na região lombar e também na região do quadril, que pode afetar um músculo chamado piriforme, um dos responsáveis pela adução da perna”, explica Isaías Rodrigues, sócio-proprietário da Monday Academia, em São Paulo. Quando o piriforme é comprimido, ele pressiona o nervo ciático, que está localizado logo abaixo do músculo. O resultado: muita dor. O profissional critica quem ignora a importância da musculação para as pernas. “É pura preguiça! Sempre ouço que `treino de pernas é calça jeans¿, como se fosse apenas uma questão estética.” A genética também tem sua parcela de culpa.
Panturrilhas, por exemplo, dificilmente ganham volume. “O sistema muscular é dividido em tipos de fibras musculares. Temos as de tipo 1 e de tipo 2, entre outras. Esse último tipo, as chamadas fibras brancas, tem mais propensão a hipertrofia. Já as vermelhas, de tipo 1, são de resistência, que dificilmente ganham volume”, esclarece Amilcar Bettini, médico especializado em endocrinologia e ganho de massa muscular, do Rio de Janeiro. O que as difere são suas funções para o corpo. “Os quadríceps precisam de força para movimentar o corpo. Já as panturrilhas, de resistência para sustentar o peso”, especifica Bettini. Além de beneficiar a postura e o equilíbrio, segundo Rodrigues, força, potência, flexibilidade e mobilidade são outras aptidões que podem ser trabalhadas independentemente das características genéticas da musculatura. Nas próximas páginas, você conhecerá melhor os músculos das pernas e terá acesso a exercícios para acabar com os cambitos, com as pernas de grilo, de garça, a canela seca…
Fortaleça seus pilares